sexta-feira, 21 de março de 2014

Shurato X CDZ

CDZ lançou uma mania quando foi lançado em 1986, a dos “heróis com armaduras”. Aproveitando seu sucesso, várias séries no estilo foram lançadas, duas delas chegaram ao Brasil, compradas pela Rede Manchete: Samurai Warriors e Shurato.


Dessas, a segunda se destacou, não só aqui, mas também no Japão. E mesmo sendo taxada muitas vezes como cópia de CDZ, Shurato conseguiu deixar sua marca e é elogiada até hoje, mesmo com apenas 6 volumes e 38 episódios. A obra, que também rendeu mais 6 episódios em OVA, chegou até a inspirar a criação de um dos maiores sucessos do estúdio CLAMP, as Guerreiras Mágicas de Rayearth (Rayearth Magic Knight), mas sua principal influência foi na obra RG Veda, o primeiro mangá do CLAMP, que também teve influência de CDZ.


Originalmente chamado Tenkū Senki Shurato ("A Guerra Celestial de Shurato"), o mangá de Hiroshi Kawamoto e o anime foram lançados em 1989 e duraram até 1990. A história foca nos personagens Shurato e seu melhor amigo Gai, que foram levados ao Tenkukai (Mundo Celestial) pela deusa Vishnu para fazerem parte dos Hachibushu (8 Guardiões), mas tudo muda após a conspiração do Mestre Indra.


Mesmo inspirado na mitologia hindu, as semelhanças entre Shurato e CDZ não ficam apenas nas armaduras, vejamos a curiosa semelhança entre alguns fatos e personagens, e lógico, algumas particularidades de Shurato:

Vishnu x Atena

As deusas representam o equilíbrio e a proteção do planeta, por isso são a razão das batalhas e aquelas que precisam ser salvas. Vishnu (deusa da criação), assim como Atena, é vítima de uma conspiração interna.

Shurato x Seiya

Os dois têm todas as características comuns aos protagonistas dos shonen tradicionais: fiel aos amigos, impulsivos, persistentes e meio irresponsáveis. Shurato, o Rei Asura (Shura, na dublagem) também usa uma “armadura dourada especial”, o shakti de Brahma (Brafma, na dublagem) que é como a de Sagitário para o Seiya.

Ryuma x Shiryu

Ryuma é o Rei Dragão, mas essa não é a única semelhança com Shiryu, ele também é o melhor amigo de Hyouga (que comparamos com Hyoga), é o primeiro a se casar e também se sacrifica pelos amigos.

Hyouga x Hyoga

As semelhanças entre eles não param no nome, além de terem o “Dragão” como melhor amigo, os dois compartilham de golpes gelados. Hyouga é o Rei Celestial.

Leiga x Shun

Leiga, assim como Shun, se torna um grande amigo do protagonista. Leiga, o Rei Karura (Karla) também tem um jeito mais delicado, mas diferente de Shun, ele é bem vaidoso e brincalhão. Suas armas são penas, que são para ele como as Correntes de Andrômeda.

Gai x Ikki

Apesar de acontecer de forma diferente e por motivos diferentes, os dois eram do bem, mas viraram inimigos (os primeiros, por sinal) e depois voltaram ao lado do bem. Gai, o Rei Yasha, também veste a “armadura especial” que deveria ser vestida pelo protagonista, mas assim como aconteceu com Ikki quando vestiu a armadura de Sagitário, o shakti de Brahma ganhou outra forma com Gai (uma cor prateada). Diferente de Ikki, Gai sofreu uma lavagem cerebral para se tornar mau.

Indra x Saga

Assim como Saga, era um aliado que traiu sua deusa. Dominado pelo Sohma Negro com a aproximação do Palácio da Transformação, Indra transformou Vishnu em pedra e culpou Shurato e Hyouga (como Aiolos) e ainda enganou os outros Hachibushu (como Saga fez com os Cavaleiros de Ouro).

Shakti x Armadura

Os shaktis são as armaduras em Shurato, mas não são grandes estátuas, são mais miniaturas, que podem servir como veículos e também contém uma arma diferente para cada guardião.

Shakti de Brahma x Armadura de Sagitário

O Shakti de Brahma é usado por Shurato, que é o sucessor do deus hindu da criação. Como a Armadura de Sagitário, o shakti é ambicionado pelos inimigos e chega a ser usado por Gai, mas só ganha o brilho dourado quando vestido por Shurato.

Formação Mandala x Exclamação de Atena

A Formação Mandala é um ataque especial usado por 4 Hachibushu (Shurato, Leiga, Hyouga e Ryuma), que se juntam para atacar. É lançado um golpe de cada vez por cada um dos componentes e por último um golpe de todos. Essa forma de união para atacar é parecida com a Exclamação de Atena (mas não é proibido).


Curiosidades:
  • O autor de Shurato, Hiroshi Kawamoto, também é famoso por seus trabalhos no mercado Hentai.
  • O Sohma é equivalente ao Cosmo de CDZ.
  • Os outros Hachibushu são Kennya o Rei Dappa (parece o Shaka); Dan o Rei Hiba e Lenge a Rainha Nahla.
  • Shiva é a deusa da destruição e a vilã suprema da série, capaz de despertar o sohma negro, é a deusa do povo de Asura (Vishnu é do povo de Deva). Ela é representada como uma forma feminina (meio andrógena), mas possui voz grossa e é dublada por um homem. No Brasil seu dublador é Walter Breda (Senhor Kaio em DBZ).
  • Os Guardiões citam um mantra antes de lançar os ataques. Exemplo: “Naumaki Sanmanda Bodanan Abila Unken Sowaka: Shura Mahaken!” (O Poder de Shura, na dublagem).
  • O cavaleiro Fudou de Virgem do Ômega é a reencarnação do deus Fudou Myou também conhecido como Akalanata, que é o nome de um dos vilões do Shurato, Akalanata de Fudou Myou. Por se tratarem do mesmo deus, o mantra evocado por eles é o mesmo: "Naumaku Sanmandah Bazaradan Kahan".
  • Os animes têm vários dubladores em comum no Brasil: Shurato = Marcelo Campos (Mu, Jabu); Leiga = Hermes Baroli (Seiya); Ryuma = Leonardo Camilo (Ikki); Hyouga = Afonso Amajones (Dante de Cérbero); Gai = Mauro Eduardo (Io de Scyla); Lakshu = Letícia Quinto (Saori); Indra = Cassius Romero (Nachi, Algol, Hagen); Shiva = Valter Breda (Mestre Shion - Santuário); entre outros.
Se alguém se lembrar de outras semelhanças entre as séries deixa aí nos comentários que pode ser incluída depois na matéria.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Lançamento do Filme "A Lenda do Santuário"

A Diamond Films, responsável pelo lançamento do último filme de Dragon Ball Z no Brasil, também será a responsável pelo lançamento do filme em CG de Saint Seiya, que deve estrear no dia 25 de Setembro de 2014 no país. Veja o pôster do filme:


Veja o trailer oficial: TRAILER 2


terça-feira, 11 de março de 2014

A Verdade Sobre o Grande Mestre do Santuário

As diferenças entre a história original publicada no mangá e a história contada no anime existem em todas as séries, pois é preciso fazer certas adaptações de uma mídia para outra, mas no caso de Saint Seiya, essas diferenças trazem bastante confusão, porque entre uma saga e outra o anime fica mais ou menos fiel ao mangá. Uma dessas histórias é a do Mestre do Santuário e vamos tratar das duas versões agora.
...
VERSÃO MANGÁ

No mangá a história é mais simples. Saga mata o Mestre Shion de Áries e toma o seu lugar há 13 anos e depois tenta matar Atena, que é salva por Aiolos. Sendo assim, quem entrega a armadura de Pégaso a Seiya é Saga, que se passava por Grande Mestre, alternando suas personalidades boa e má. Demonstrarei os fatos com algumas cenas do mangá:

No volume 12 do mangá (versão Conrad) Saori revela a verdade a Aiolia nas páginas 21 a 23. Repare que Aiolos chama o traidor de “Mestre”.




No volume 22 (Conrad), Mu fala sobre Saga para os demais cavaleiros de ouro. Ele diz que Saga passou 13 anos disfarçado como Grande Mestre (p. 22-23).


Mais na frente Mu explica a escolha do Grande Mestre, que deve ser um dos 12 cavaleiros de ouro, porém apenas Saga e Aiolos tinham idade pra isso (p.30-33).





O próprio Saga explica o restante da história, que Aiolos foi escolhido como Grande Mestre e não ele, por isso ele matou Shion em Star Hill e tomou seu lugar (p. 40 a 49).

...
VERSÃO ANIME

No anime a história se complica pela inserção de um terceiro elemento, Ares (Arles), que a Toei Animation criou para prolongar a história, mas acabou criando uma confusão na cabeça dos fãs.

No anime existe além do Grande Mestre (Shion), o seu irmão mais novo chamado Ares, que é seu assistente direto. Então Saga mata Ares e toma o seu lugar como assistente do Mestre (Shion), este morre logo depois de entregar a armadura de Pégaso a Seiya e aí Saga (se passando por Ares) o substitui como Grande Mestre.

Quem entregou a armadura para Seiya foi Shion (e não Saga). Mas ainda há algumas perguntas a serem respondidas, lá vai:

Se era Shion, por que ele tinha o cabelo marrom e não verde?
- Porque o Kurumada ainda não tinha desenhado a saga de Hades (ou seja, o Shion nem existia ainda), por isso a Toei não tinha nenhuma base para seu desenho. Veja também que Ares e Saga usam um elmo vermelho, enquanto Shion usa um elmo amarelo.


Saga já era Mestre do Santuário quando tentou matar Atena?
- Saga ainda NÃO era o Mestre, pois Shion estava vivo e só morreu 13 anos depois. Ele, como Ares, ainda estava exercendo a função de assistente. Como podemos ver na cena no episódio 38, quando Saori revela a verdade a Aiolia e no flashback Aiolos se dirige ao traidor como “senhor Ares” e não como “Grande Mestre” (no mangá Saga já era o GM). Saori também diz no mesmo episódio que Ares depois de tentar matá-la quando bebê voltou a agir “mais tarde, quando se tornou mestre”, ou seja, ele não era mestre ainda quando tentou matar Atena.
...

De quem era o corpo que Marin encontrou em Star Hill?
- Era de Ares, pois Shion morreu de causas naturais (provavelmente) durante a Guerra Galáctica e todos sabiam que ele já estava morto, como os próprios soldados, além de Marin e Aiolia comentaram no episódio 16. Veja a cena em que Marin encontra o corpo de Ares (episódio 71):
...

Veja agora as cenas do episódio 16 em que os soldados comentam sobre a morte do antigo Mestre e sobre seu substituto. E também Marin, em pensamento, dizendo que o Grande Mestre (Shion) morreu logo depois que Seiya partiu e agora quem comanda o Santuário é o seu irmão Ares (Saga disfarçado).





Referências:
- Cavzodiaco.com.br
- Mangá Conrad: volumes 1 (p.64-65); 12 (p. 86-89) e 22 (p. 21-23 / 30-33 / 40-51).
- Anime: episódios 1; 16; 38; 71 e 73.

quinta-feira, 6 de março de 2014

CDZ A Lenda do Santuário - Trailer 2

O segundo trailer do filme Saint Seiya: The Legend of Sanctuary (Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário) foi lançado e traz uma série de imagens impressionantes. Os efeitos parecem ser incríveis e um detalhe que chamou atenção foi o elmo dos cavaleiros, que se fecha, dando o máximo de proteção (bem diferente das armaduras do mangá, por exemplo). Confira:


Não podemos esperar uma história bem desenvolvida, pelo tempo curto que um filme tem e por se tratar da batalha do Santuário, mas não faltarão cenas de ação e efeito visuais de alta qualidade. Esse provavelmente será um belo filme em CG. Mais um grande item para a nossa coleção.