CDZ lançou uma mania quando foi lançado em 1986, a dos “heróis com armaduras”. Aproveitando seu sucesso, várias séries no estilo foram lançadas, duas delas chegaram ao Brasil, compradas pela Rede Manchete: Samurai Warriors e Shurato.
Dessas, a segunda se destacou, não só aqui, mas também no Japão. E mesmo sendo taxada muitas vezes como cópia de CDZ, Shurato conseguiu deixar sua marca e é elogiada até hoje, mesmo com apenas 6 volumes e 38 episódios. A obra, que também rendeu mais 6 episódios em OVA, chegou até a inspirar a criação de um dos maiores sucessos do estúdio CLAMP, as Guerreiras Mágicas de Rayearth (Rayearth Magic Knight), mas sua principal influência foi na obra RG Veda, o primeiro mangá do CLAMP, que também teve influência de CDZ.
Originalmente chamado Tenkū Senki Shurato ("A Guerra Celestial de Shurato"), o mangá de Hiroshi Kawamoto e o anime foram lançados em 1989 e duraram até 1990. A história foca nos personagens Shurato e seu melhor amigo Gai, que foram levados ao Tenkukai (Mundo Celestial) pela deusa Vishnu para fazerem parte dos Hachibushu (8 Guardiões), mas tudo muda após a conspiração do Mestre Indra.
Mesmo inspirado na mitologia hindu, as semelhanças entre Shurato e CDZ não ficam apenas nas armaduras, vejamos a curiosa semelhança entre alguns fatos e personagens, e lógico, algumas particularidades de Shurato:
Vishnu x Atena
As deusas representam o equilíbrio e a proteção do planeta, por isso são a razão das batalhas e aquelas que precisam ser salvas. Vishnu (deusa da criação), assim como Atena, é vítima de uma conspiração interna.
Shurato x Seiya
Os dois têm todas as características comuns aos protagonistas dos shonen tradicionais: fiel aos amigos, impulsivos, persistentes e meio irresponsáveis. Shurato, o Rei Asura (Shura, na dublagem) também usa uma “armadura dourada especial”, o shakti de Brahma (Brafma, na dublagem) que é como a de Sagitário para o Seiya.
Ryuma x Shiryu
Ryuma é o Rei Dragão, mas essa não é a única semelhança com Shiryu, ele também é o melhor amigo de Hyouga (que comparamos com Hyoga), é o primeiro a se casar e também se sacrifica pelos amigos.
Hyouga x Hyoga
As semelhanças entre eles não param no nome, além de terem o “Dragão” como melhor amigo, os dois compartilham de golpes gelados. Hyouga é o Rei Celestial.
Leiga x Shun
Leiga, assim como Shun, se torna um grande amigo do protagonista. Leiga, o Rei Karura (Karla) também tem um jeito mais delicado, mas diferente de Shun, ele é bem vaidoso e brincalhão. Suas armas são penas, que são para ele como as Correntes de Andrômeda.
Gai x Ikki
Apesar de acontecer de forma diferente e por motivos diferentes, os dois eram do bem, mas viraram inimigos (os primeiros, por sinal) e depois voltaram ao lado do bem. Gai, o Rei Yasha, também veste a “armadura especial” que deveria ser vestida pelo protagonista, mas assim como aconteceu com Ikki quando vestiu a armadura de Sagitário, o shakti de Brahma ganhou outra forma com Gai (uma cor prateada). Diferente de Ikki, Gai sofreu uma lavagem cerebral para se tornar mau.
Indra x Saga
Assim como Saga, era um aliado que traiu sua deusa. Dominado pelo Sohma Negro com a aproximação do Palácio da Transformação, Indra transformou Vishnu em pedra e culpou Shurato e Hyouga (como Aiolos) e ainda enganou os outros Hachibushu (como Saga fez com os Cavaleiros de Ouro).
Shakti x Armadura
Os shaktis são as armaduras em Shurato, mas não são grandes estátuas, são mais miniaturas, que podem servir como veículos e também contém uma arma diferente para cada guardião.
Shakti de Brahma x Armadura de Sagitário
O Shakti de Brahma é usado por Shurato, que é o sucessor do deus hindu da criação. Como a Armadura de Sagitário, o shakti é ambicionado pelos inimigos e chega a ser usado por Gai, mas só ganha o brilho dourado quando vestido por Shurato.
Formação Mandala x Exclamação de Atena
A Formação Mandala é um ataque especial usado por 4 Hachibushu (Shurato, Leiga, Hyouga e Ryuma), que se juntam para atacar. É lançado um golpe de cada vez por cada um dos componentes e por último um golpe de todos. Essa forma de união para atacar é parecida com a Exclamação de Atena (mas não é proibido).
Curiosidades:
- O autor de Shurato, Hiroshi Kawamoto, também é famoso por seus trabalhos no mercado Hentai.
- O Sohma é equivalente ao Cosmo de CDZ.
- Os outros Hachibushu são Kennya o Rei Dappa (parece o Shaka); Dan o Rei Hiba e Lenge a Rainha Nahla.
- Shiva é a deusa da destruição e a vilã suprema da série, capaz de despertar o sohma negro, é a deusa do povo de Asura (Vishnu é do povo de Deva). Ela é representada como uma forma feminina (meio andrógena), mas possui voz grossa e é dublada por um homem. No Brasil seu dublador é Walter Breda (Senhor Kaio em DBZ).
- Os Guardiões citam um mantra antes de lançar os ataques. Exemplo: “Naumaki Sanmanda Bodanan Abila Unken Sowaka: Shura Mahaken!” (O Poder de Shura, na dublagem).
- O cavaleiro Fudou de Virgem do Ômega é a reencarnação do deus Fudou Myou também conhecido como Akalanata, que é o nome de um dos vilões do Shurato, Akalanata de Fudou Myou. Por se tratarem do mesmo deus, o mantra evocado por eles é o mesmo: "Naumaku Sanmandah Bazaradan Kahan".
- Os animes têm vários dubladores em comum no Brasil: Shurato = Marcelo Campos (Mu, Jabu); Leiga = Hermes Baroli (Seiya); Ryuma = Leonardo Camilo (Ikki); Hyouga = Afonso Amajones (Dante de Cérbero); Gai = Mauro Eduardo (Io de Scyla); Lakshu = Letícia Quinto (Saori); Indra = Cassius Romero (Nachi, Algol, Hagen); Shiva = Valter Breda (Mestre Shion - Santuário); entre outros.
Se alguém se lembrar de outras semelhanças entre as séries deixa aí nos comentários que pode ser incluída depois na matéria.