sábado, 20 de julho de 2019

Os Cavaleiros do Zodíaco - Netflix (Análise)

No último dia 19 de julho a Netflix lançou sua versão de Saint Seiya, a série animada Knights of the Zodiac. A produção faz uma releitura da história contada na série clássica, com um visual mais moderno e algumas mudanças no roteiro e nos personagens.


Resumo

Seiya é um órfão que vive com sua irmã Seika. Um dia Seika manifesta seu cosmo, ficando com as mãos brilhantes, é quando ela e o irmão são atacados por homens armados, porém antes de serem pegos são salvos por um cavaleiro de ouro, Aiolia de Leão. Seika acaba se ferindo com um tiro e é levada embora por Aiolia. 


Seiya, já um pouco mais velho, manifesta seu cosmo numa briga de rua e um vídeo do acontecimento acaba viralizando na internet, chamando atenção de muitas pessoas. Seiya é pego por alguns homens e é levado à força para um esconderijo onde encontra Mitsumasa Kido e sua neta, Saori Kido.


Os três são atacados pelos homens de Vander Graad (Guraad, na dublagem), Kido fica para trás, enquanto Seiya e Saori são salvos por Tatsumi. Seiya é convencido a ir para a Ilha dos Cavaleiros para treinar, pois lá poderia encontrar informações da sua irmã, lá ele encontra Marin, que ao ouvir seu nome resolve treiná-lo.


Anos depois, Seiya encara Cassius pelo direito de usar a armadura de Pégaso e derrota seu adversário. Shina tenta impedir sua volta ao Japão, mas acaba derrotada por ele.


As Mudanças

Além das mudanças no enredo inicial, temos algumas outras mudanças importantes listadas a seguir:

1) A já esperada mudança de gênero de Shun, que agora é mulher.


2) As armaduras são guardadas em pingentes.

3) Ao voltar para o Japão, Seiya precisa lutar no torneio com os demais cavaleiros de bronze. Esse torneio acontece em um galpão, de forma clandestina, sem público.


4) Os cavaleiros negros misturam as ideias dos cavaleiros de aço do anime e dos cavaleiros negros do mangá, eles usam armaduras tecnológicas e servem a Graad (que conheceu Aiolos junto com Kido) e são comandados por Ikki. Cassius torna-se um deles.


5) O personagem Vander Graad parece ser uma mistura de Jango (líder dos cavaleiros negros) com Gigars (capanga do Grande Mestre). Ele era amigo de Mitsumasa Kido e encontrou Aiolos e Atena junto com ele, mas resolveu tomar outro rumo e criar seus próprios cavaleiros, baseado na visão que Aiolos fez que eles tivessem.


Semelhanças com o Mangá

Alguns acontecimentos, principalmente nos últimos episódios dessa primeira temporada, se assemelham mais ao mangá que ao anime.

O primeiro deles é o fato de Hyoga ser enviado para o torneio para punir Saori. Apesar do motivo ser diferente, no mangá Hyoga também é enviado pelo Santuário para punir os participantes do torneio e Saori.

A aparição de Shaka de Virgem, que surge em uma das lembranças de Ikki, assim como no mangá. Nela, Shaka humilha Ikki e se despede fazendo com que ele esqueça o encontro, prometendo que a lembrança voltaria junto com o medo quando se reencontrassem.


Outro momento semelhante ao mangá, é a primeira aparição de Misty de Lagarto. Ele aparece acompanhado de Marin logo depois do soterramento dos Cavaleiros de Bronze no vulcão. O que sugere que ele tenha provocado o deslizamento. Lembrando que na série clássica, a Toei criou Dócrates e vários outros cavaleiros fillers antes da saga dos Cavaleiros de Prata.


A Dublagem

A dublagem ficou a cargo da VoxMundi e não da Dubrasil como vinha sendo nas ultimas séries de CdZ. A direção foi de Francisco Bretas (Hyoga).


A maioria dos dubladores originais se mantiveram, com excessão de Shun, que foi dublada por Úrsula Bezerra (Naruto e Goku criança), que é irmã do Ulisses, dublador original do Shun.

Marcelo Campos voltou a dublar seus personagens, Jabu, Misty e Mu de Áries. Lembrando que ele tinha se afastado da série desde a dublagem da saga Inferno, onde foi substituído por problemas com negociações de cachê, Hermes Baroli e a Dubrasil.


Shina é dublada por Alessandra Araujo, substituindo Patricia Scalvi, que a dublou na Gota Mágica e no jogo Alma dos Soldados, que por sua vez tinha substituído Maralisi Tartarini, já falecida.


Pontos Positivos

Os pontos negativos não precisamos citar, toda mudança em relação a uma obra já existente traz uma série de insatisfações. Já os pontos positivos que podemos destacar são:

1) Gráfico e animações de altíssima qualidade;
2) Lutas com trocas de golpes comuns e não só troca de poderes;
3) A dublagem com retorno de vozes importantes;
4) A semelhança com o mangá no ponto anterior à aparição dos cavaleiros de prata, descartando fillers da série clássica.

A Netflix lançou 6 episódios até agora, esperamos ansiosos pela sequência da série para sabermos que rumo essa nova produção vai tomar. Em Setembro desse ano mais 6 episódios serão lançados, encerrando a primeira temporada.


2 comentários:

  1. Só uma correção amigo, a Ursula Bezerra é irmã do Wendel Bezerra (Goku adulto)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ursula, Wendel e Ulisses Bezerra são irmãos.

      Excluir