Uma das histórias que sofreu alteração na adaptação para o anime foi a de Ikki na Ilha da Rainha da Morte, da conquista do direito à armadura até a batalha dele contra os cavaleiros negros. Contaremos como se passa a história original, contada no mangá. Esta história faz parte das memórias de Ikki durante a luta contra os demais cavaleiros de bronze, quando teve seu Golpe Fantasma refletido por Hyoga.
Ikki foi enviado a Ilha da Rainha da Morte no lugar de Shun e lá encontrou duas figuras opostas, Guilty, o terrível e misterioso cavaleiro que o treinou e a amável Esmeralda, que foi vendida pelos pais para um velho morador do lugar, que a explorava (no anime ela é filha do mestre de Ikki).
Guilty ensinava que para ser forte era preciso odiar tudo e todos. No último dia de treino ele diz que Ikki só sairia dali com a armadura ou morto. Porém, Ikki não consegue desferir o golpe final contra seu mestre, que contra-ataca para castigá-lo, mas Ikki desvia do ataque que acaba atingindo Esmeralda, matando a garota. Ikki fica furioso e mata seu mestre, que antes o parabeniza, anunciando a morte do “velho Ikki”.
Antes de morrer o misterioso cavaleiro ainda revela que Mitsumasa Kido é o pai dos órfãos enviados para buscarem as armaduras, ou seja, as 100 crianças perderam sua infância treinando exaustivamente, vivendo na pobreza e sofrimento, enquanto tinham um pai milionário que engravidou dezenas de mulheres pelo mundo.
Para aumentar o ódio de Ikki, Kido faleceu. Com isso, o cavaleiro de Fênix prometeu se vingar de todos que tivessem ligação com ele, da Fundação Graad aos demais órfãos, inclusive seu irmão Shun, culpado por ele ter ido par a Ilha da Rainha da Morte.
Mas antes de começar a sua vingança, Ikki precisava pegar a armadura de Fênix, que havia sido roubada por Jango, líder dos Cavaleiros Negros, que eram vigiados por Guilty. Ikki derrota todos os cavaleiros negros, inclusive os quatro veteranos, e logo depois o próprio Jango. Conquistando definitivamente a armadura de Fênix, mas uma figura surge na frente do cavaleiro de bronze (Ikki x Shaka).