terça-feira, 11 de março de 2014

A Verdade Sobre o Grande Mestre do Santuário

As diferenças entre a história original publicada no mangá e a história contada no anime existem em todas as séries, pois é preciso fazer certas adaptações de uma mídia para outra, mas no caso de Saint Seiya, essas diferenças trazem bastante confusão, porque entre uma saga e outra o anime fica mais ou menos fiel ao mangá. Uma dessas histórias é a do Mestre do Santuário e vamos tratar das duas versões agora.
...
VERSÃO MANGÁ

No mangá a história é mais simples. Saga mata o Mestre Shion de Áries e toma o seu lugar há 13 anos e depois tenta matar Atena, que é salva por Aiolos. Sendo assim, quem entrega a armadura de Pégaso a Seiya é Saga, que se passava por Grande Mestre, alternando suas personalidades boa e má. Demonstrarei os fatos com algumas cenas do mangá:

No volume 12 do mangá (versão Conrad) Saori revela a verdade a Aiolia nas páginas 21 a 23. Repare que Aiolos chama o traidor de “Mestre”.




No volume 22 (Conrad), Mu fala sobre Saga para os demais cavaleiros de ouro. Ele diz que Saga passou 13 anos disfarçado como Grande Mestre (p. 22-23).


Mais na frente Mu explica a escolha do Grande Mestre, que deve ser um dos 12 cavaleiros de ouro, porém apenas Saga e Aiolos tinham idade pra isso (p.30-33).





O próprio Saga explica o restante da história, que Aiolos foi escolhido como Grande Mestre e não ele, por isso ele matou Shion em Star Hill e tomou seu lugar (p. 40 a 49).

...
VERSÃO ANIME

No anime a história se complica pela inserção de um terceiro elemento, Ares (Arles), que a Toei Animation criou para prolongar a história, mas acabou criando uma confusão na cabeça dos fãs.

No anime existe além do Grande Mestre (Shion), o seu irmão mais novo chamado Ares, que é seu assistente direto. Então Saga mata Ares e toma o seu lugar como assistente do Mestre (Shion), este morre logo depois de entregar a armadura de Pégaso a Seiya e aí Saga (se passando por Ares) o substitui como Grande Mestre.

Quem entregou a armadura para Seiya foi Shion (e não Saga). Mas ainda há algumas perguntas a serem respondidas, lá vai:

Se era Shion, por que ele tinha o cabelo marrom e não verde?
- Porque o Kurumada ainda não tinha desenhado a saga de Hades (ou seja, o Shion nem existia ainda), por isso a Toei não tinha nenhuma base para seu desenho. Veja também que Ares e Saga usam um elmo vermelho, enquanto Shion usa um elmo amarelo.


Saga já era Mestre do Santuário quando tentou matar Atena?
- Saga ainda NÃO era o Mestre, pois Shion estava vivo e só morreu 13 anos depois. Ele, como Ares, ainda estava exercendo a função de assistente. Como podemos ver na cena no episódio 38, quando Saori revela a verdade a Aiolia e no flashback Aiolos se dirige ao traidor como “senhor Ares” e não como “Grande Mestre” (no mangá Saga já era o GM). Saori também diz no mesmo episódio que Ares depois de tentar matá-la quando bebê voltou a agir “mais tarde, quando se tornou mestre”, ou seja, ele não era mestre ainda quando tentou matar Atena.
...

De quem era o corpo que Marin encontrou em Star Hill?
- Era de Ares, pois Shion morreu de causas naturais (provavelmente) durante a Guerra Galáctica e todos sabiam que ele já estava morto, como os próprios soldados, além de Marin e Aiolia comentaram no episódio 16. Veja a cena em que Marin encontra o corpo de Ares (episódio 71):
...

Veja agora as cenas do episódio 16 em que os soldados comentam sobre a morte do antigo Mestre e sobre seu substituto. E também Marin, em pensamento, dizendo que o Grande Mestre (Shion) morreu logo depois que Seiya partiu e agora quem comanda o Santuário é o seu irmão Ares (Saga disfarçado).





Referências:
- Cavzodiaco.com.br
- Mangá Conrad: volumes 1 (p.64-65); 12 (p. 86-89) e 22 (p. 21-23 / 30-33 / 40-51).
- Anime: episódios 1; 16; 38; 71 e 73.

19 comentários:

  1. aaa, entindi se bem que eu já sabia disso, sabia mesmo, claro que eu sabia, quase sabia vai... legal o blog.

    ResponderExcluir
  2. Marin diz que encontrou o corpo do grande Mestre mas na verdade era o corpo de Ares, provavelmente um erro de dublagem da Gota Mágica que traduziu os episodios espanhóis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dublagem desse vídeo já é da Álamo, traduzido direto do japonês.

      Acredito que Marin disse realmente ter encontrado o corpo do Mestre, pois Ares deveria ser o Mestre (substituindo Shion), era por ele que Saga estava se passando (no anime), por isso o que ela diz não é errado.

      Excluir
    2. Não, a redublagem da Álamo não é traduzida direto do japonês. Só os erros mais feios foram corrigidos, principalmente os de lógica e não de tradução. Se houve revisão de japonês, foi apenas em alguns trechos.

      Excluir
    3. A Álamo recebeu o áudio em espanhol e o texto em inglês, como a Gota Mágica, mas na redublagem da Álamo Marcelo Del Greco traduziu toda a série do japonês do zero. Não corrigiu todos os erros, mas melhorou bastante em relação à dublagem antiga.

      {Pra Sempre Saint Seiya}

      Excluir
  3. Marin na verdade encontra o corpo do Shion (Kurumada ainda não havia feito a saga de Hades)... Já foi comprovado que essa confusão se dá à erros de dublagem...Mestre Ancião diz pra Shiryu no início da saga de Hades que aquele era shion antigo mestre do santuário morto na revolta de saga...não existe mestre ares ou Arles... é Áries... constelação de Shion !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você se confundiu. Não é erro de dublagem, existem duas versões da história, uma no mangá e outra no anime. Na do anime (saga do Santuário) Marin encontra o corpo de Ares (Arles) e não de Shion.

      Na saga de Hades, que foi animada muitos anos depois do restante do clássico, foram corrigidos vários fato para realinhar a história do anime ao mangá. Por isso o Mestre Ancião disse isso. Mas se referindo à história original (do mangá) não à história contada no anime durante a saga do Santuário.

      {Pra Sempre Saint Seiya}

      Excluir
    2. Essas traduções das primeiras edições da CONRAD editora também estão erradas... Tanto que são 5 edições da mesma coisa... Não existe essa de Saga ser o mais forte, tão quanto o mesmo dito sobre o Máscara da Morte. No Japonês, Espanhol, Italiano, Inglês, Alemão e edições corrigidas estão escritos: Além de Forte mas com o sentido de Além de forte candidato como o que todos achavam o mais qualificado... Sem falar que Aioros foi escolhido por ganhar de Saga em tudo, com a Exceção de ser popular e amado como um deus é... Somente Dohko de Libra ♎ e Shion de Áries são datados como os mais fortes, poderosos e resistentes dentre todos por serem mestres,das Guerras Santas anteriores... Saga no Mangá só obtém vantagens contra Shion porque ele já estava morrendo, foi pra morrer no Star Hill já gastando seus últimos cosmos e forças. Como diz o próprio Masami Kurumada. Se o Shion estivesse um pouco mais novo, só um pouquinho Saga não teria uma mínima chance, ou seja mesmo se juntasse mais outros dourados não, davam conta...
      Fatos...

      Excluir
    3. Desculpe, não entendi sobre qual versão você se refere (se anime ou mangá).

      A versão da conrad é usada apenas para ilustração, pois é a única versão que tenho digitalizada, mas o assunto do post não é a força de Saga ou de Shion, mas o detalhamento das diferenças nas versões de anime e mangá da história do Mestre.

      E sim, todos estão cansados de saber que não existe cavaleiro mais forte e sim aquele que consegue queimar mais o cosmo no momento da luta (até independente da armadura que veste), isso é visto no mangá/anime inteiro. Só gostaria que parasse de falar pelo Kurumada para apoiar certos argumentos, pois não pega bem quando não é verdade.

      Excluir
  4. como o Shion de ares não envelhece ? que nem o mestre ancião ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shion envelheceu sim, mas não como o Mestre Ancião. Dohko recebeu a técnica Misopetha Menos de Atena e teve seu ritmo cardíaco desacelerado, vivendo em estado de quase morte em frente à cachoeira de Rozan. Sua aparência na verdade era uma espécie de casulo.

      Já Shion envelheceu normalmente, aparentemente as pessoas de sua raça, os lemurianos, vivem bastante tempo (ainda mais se levarmos em consideração Hakurei e Sage de LC). Quando foi morto por Saga (no mangá), Shion já tinha 248 anos e já havia escolhido seu substituto (Aiolos), então acredita-se que sua morte já estaria próxima e seus poderes não deveriam chegar nem perto do que tinha na juventude (por isso a facilidade do assassinato por Saga, que ainda o pegou desprevenido).

      Ao ressuscitar pelas mão de Hades, o deus lhe devolveu o corpo que ele tinha aos 18 anos, por isso a aparência jovem (para a surpresa de Dohko).

      {Pra Sempre Saint Seiya}

      Excluir
    2. Não tem nada de haver o fato de ser lemuriano ou não... Todos os Santos de Athena podem viver mais que o normal mas mesmo assim nada impede que o seu vigor físico, forças se enfraqueçam... Palavras do Próprio Criador da Série! Masami Kurumada.

      Excluir
    3. Eu disse "aparentemente", é apenas uma suposição, mas que também não deve ser descartada, nada foi dito sobre esse assunto pelo Kurumada.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. As palavras de Masami Kurumada afirma com todas as letras que as únicas diferenças em relação à raça dos lemurianos é que os mesmos são especialistas no quesito Armaduras e tem aquela sobrancelha diferente...
    Ele continua dizendo... Qualquer humano normal pode chegar à idade dos 100 anos. E se tratando de SANTOS DE ATHENA / CAVALEIROS, ELES PODEM VIVER MAIS. PORÉM!!! Mesmo que Shion se sentisse jovem, "NADA" empedia que ele perdesse suas forças e invelhecesse e se ele, Shion estivesse um pouquinho mais novo, Saga não teria a menor chance.(Talvez um dia ou horas de ele ter eleito o novo PAPA, mesmo eles não estando ainda preparados aos Níveis dos Antigos!)
    Por isso Dohko tinha o Misophetamenus, por isso são trocados de santos de Athena e inclusive a própria a cada geração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Kurumada nunca falou sobre, ou vc está desinformado ou está espalhando informações falsas.

      Quanto ao Shion, ele já estava muito velho e claro que sua força não chegava nem perto da que ele tinha quando era jovem, qualquer cavaleiro de ouro atual poderia vencê-lo, mesmo com dificuldades. O problema é que Saga ainda o pegou de surpresa, evitando uma longa batalha.

      Além disso, a força dos cavaleiros é relativa, ganha a luta quem conseguir queimar mais o cosmo naquele momento. Foi assim que os cavaleiros de bronze conseguiram superar alguns cavaleiros de ouro, mesmo que por um breve momento, e derrotá-los.

      Excluir
  7. Provavelmente era saga de gêmeos com o cadáver de shion morto e indo levar pra Star hil....

    ResponderExcluir