domingo, 13 de fevereiro de 2011

Mangá X Anime

Como acontece em qualquer adaptação de mangá para as telas, várias mudanças ocorrem tanto nos eventos como no roteiro afim de tornar-se mais atraente para um público teoricamente bem diferente. Veremos agora algumas diferenças de muitas entre o mangá e o anime dos Cavaleiros do Zodíaco.

Saga do Santuário

1- As armaduras: É visível a diferença entre as armaduras no anime e no mangá, neste último elas são totalmente precárias. No anime as armaduras ganharam novo design por Shingo Araki e ficaram muito mais bonitas. As armaduras de ouro foram as que menos mudaram.



2- Censura: O efeito do Golpe Fantasma de Fênix foi suavizado na luta contra Nachi, já que no mangá o corpo do  Nachi se despedaça, mostrando inclusive seus órgãos e no anime ele apenas apanha das mãos gigantes de Ikki.



3- Cavaleiros sem Constelação: No anime a partir do 15º episódio uma sequência de cavaleiros inexistentes no mangá aparecem. Entre eles Dócrates, Geisty e os cavaleiros fantasmas, Píton, o cavaleiro de fogo, Cristal, entre outros. 



4- Aparição dos Cavaleiros de Prata: No mangá todos aparecem no mesmo dia, no anime esse processo é bem mais lento. Outros são acrescentados como Spartan e Aracne.



5- Cavaleiros de Aço: A existência dos cavaleiros de aço no anime altera bastante alguns fatos. Enquanto no original Hyoga derrota facilmente Babel de Centauro, no anime ele precisa da ajuda dos cavaleiros de aço para derrotá-lo.


6- Mitsumasa Kido: No mangá ele é o pai dos 100 órfãos enviados para se tornarem cavaleiros, no anime isso nunca foi revelado. (Talvez por ser um pouco "anti-ético" para um anime)


7- 12 Casas: Em Touro, Aldebaran luta só com Seiya e no anime ele luta também com os outros. Em Virgem é acrescentada a presença dos discípulos de Shaka. Em Sagitário os cavaleiros passam por um teste, no mangá há só o testamento de Aioros. No anime quem mata o mestre de Shun é Miro, já no mangá é Afrodite. No anime, Saga mata Ares e espera a morte de Shion e o substitui, já no mangá Saga mata Shion 13 anos antes das lutas atuais e toma o seu lugar se passando por ele.


8- No mangá Ikki não recebe o sangue dos cavaleiros de ouro, pois ele veste uma nova armadura após voltar para a casa de Virgem.

Saga de Asgard

1- A Saga de Asgard sequer existe no mangá. Ela foi criada porque o anime havia alcançado a cronologia do mangá, então essa saga foi criada para ganhar tempo e acabou até que se encaixando bem entre o Santuário e Poseidon. 

Saga de Poseidon

1- A existência da saga de Asgard já altera o início desta.
 -
2- No mangá Aldebaran é derrotado por Sorento, no anime ele é derrotado por Shido (na verdade Bado) ainda na saga de Asgard)


 -
3- No original, Tethis desafia Atena por meio do Mestre Ancião e os cavaleiros a seguem com a ajuda de Kiki. No anime eles acham a entrada para o Santuário Submarino em Asgard.
 -
4- Quando Poseidon lança seu tridente Seiya põe-se na frente. Na versão para a Tv é Kanon quem faz isso.
Saga de Hades

1- A aparição dos cavaleiros de prata ressuscitados lutando contra os cavaleiros de bronze não acontece no mangá.

2- As aparições de Ikki ainda no Santuário na saga de Hades que ocorreram só no anime.

3- A presença dos 4 cavaleiros de bronze no momento do lançamento das 2 Exclamações de Atena. No mangá apenas Shiryu participa da cena.

4- Uma sequência de fatos no castelo de Hades, entre eles Seiya se agarrar a Radamanthys para ir ao inferno. No original Seiya se agarra a Valentine.
 -
5- No Inferno há pouquíssimas alterações, a maior está na aparição dos cavaleiros de ouro, onde eles ainda chegam  a conversar no anime. Há também algumas suavizações das cenas.
 -
6- Nos Elísios também não houve grandes mudanças, só nas estrelas dos deuses Hypnos e Thanatos, que recebeu censura para não ter problemas com a comunidade judaica.

13 comentários:

  1. Eu na minha opnião fecal prefiro as armaduras do mangá , pq num tem esses capacetes de motoqueiro

    ResponderExcluir
  2. Eu preferia as armaduras quando eram com "capacete de motoqueiro" como disse o anonimo a cima, achava bem mais legal e mais protegido, mas eu só nun gostei muito das armaduras da saga de asgard meias esquisitas

    ResponderExcluir
  3. O interessante é q a luta de Aldebaran contra Sorento no Mangá é similar a luta do Ziegfried contra Sorento...

    ResponderExcluir
  4. Então quer dizer que a Saori não tinha o direito de meter a mão no dinheiro de Kido....
    Já que ela é adotada e tem 100 filhos na frente dela na herança rsrsrsrsrsrs
    E o ikki é o mais velho, acho que é por isso que ele é revoltado....

    Então quer dizer que todos são irmãos? Caraca rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Isso aí, esse é o real motivo pela revolta do Ikki. É que todos eles sofreram, foram obrigados a uma vida de privações e sofrimento e tinham um pai milionário que poderia ter dado uma boa vida a todos.

      Ele não sabia que o Kido teve que fazer isso e mto menos que Saori era Atena.

      Excluir
  5. E o lance das armadura serem reconstruídas usando o sangue dos cavaleiros de ouro antes de Poseidon? Faz anos que não vejo, mas não me lembro disso no anime e achava algo deveras esclarecedor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Item 8 do Santuário comentei que apenas Ikki não recebe o sangue dos cavaleiros de ouro no mangá, pq sua armadura se reconstrói sozinha. Mas no anime a armadura de Fênix tbm recebeu sangue dos cavaleiros de ouro.

      Excluir
    2. Tbm mudam os cavaleiros que dão seu sangue e as armaduras de destino do mesmo:

      No mangá:
      - Mu não participa com sangue, só com o trabalho.
      - Mestre Ancião = Dragão; Shaka = Andrômeda; Milo = Cisne e Aiolia = Pégaso

      No anime:
      - Milo e Aiolia dão sangue para as mesmas (Cisne e Pégaso)
      - Aldebaran dá sangue para a de Andrômeda (no mangá ele não pôde pq protegia Atena e Shaka que dá seu sangue)
      - Mu para a armadura de Dragão (no mangá ele apenas conserta as armaduras e quem dá o sangue é Dohko)
      - Shaka dá para a armadura de Fênix (que no mangá não recebe sangue dourado).

      Excluir
  6. Uma pequena correção: no Anime é Seiya que se coloca na frente quando Poseidon lança o seu tridente em direção a Saori, já no mangá é Kanon que se coloca na frente do Tridente

    ResponderExcluir