sexta-feira, 13 de julho de 2012

Saint Seiya Ômega: Bom ou Ruim?

   No dia 1º de Abril de 2012 estreou a nova série da franquia CDZ, Saint Seiya Ômega, sob a desconfiança dos fãs mais antigos e carregada de grande expectativa por aqueles que esperavam uma renovação da série. Enquanto os fãs aguardam uma possível terceira temporada do Lost Canvas para 2013, a conclusão do mangá do Episódio G e acompanham a publicação a conta-gotas do Next Dimension (única dessas pertencente a cronologia oficial), o Ômega concentra o foco das atenções no momento.


   A série vem com índices razoáveis de audiência no Japão, mas nunca figurou na lista dos 10 mais vistos no páis, principalmente por seu horário coincidir com o anime mais visto por lá atualmente, Sazae-san. O Õmega é repleto de altos e baixos como qualquer anime, mas como a série já nasceu carregando um nome de peso, a cobrança é grande. Sendo assim, ela acumula vários pontos positivos e negativos:

1º) As armaduras não agradam muito por dois motivos, primeiro pela sua simplicidade, parecendo mais um tecido; e segundo por deixarem de ser armazenadas nas Caixas de Pandora como estátuas para se tornarem pedras (Clostones).


2º) A questão dos elementos divide os fãs, uns acham que a novidade não interfere na essência de CDZ, já outros acham que os elementos atrapalham e que deveriam ser abordados de outra forma ou que fosse colocados em segundo plano.


3º) Dos vilões não tem muito o que falar, até agora a participação de Marte não surpreende, mas também não decepciona. A traição de cavaleiros de ouro não é nenhuma novidade e os marcianos até agora não parecem grande coisa. Já se Lúcifer for mesmo o vilão principal do anime teremos que ficar atentos.


4º) Outra questão é a violência, ou melhor, a falta dela. Como um shounen tradiconal, sempre foi marca de CDZ as lutas muitas vezes violentas e com muito sangue. Isso é algo que falta em Ômega, criado para um público mais infantil, é raro var sangue nas cenas de luta, que por sinal costumam ser bem curtas e não passam de algumas trocas de golpes especiais e armaduras quebrando feito vidro.


5º) Um ponto forte da série é a expectativa que sempre surge quando um personagem antigo aparece. As aparições de Seiya e Shun tornaram os capítulos em que participaram os  mais elogiados e isso fez com que os fãs aguardassem com maior ansiedade as apariçoes de Shiryu, Ikki e Hyoga. Além disso, a cada novo cavaleiro de ouro, a expectativa pela confirmação de Kiki como cavaleiro de Áries aumenta.


6º) Por fim, uma característica marcante da série é o traço, bem diferente do traço do Kurumada ou do Shingo Araki, os personagens ganharam uma aparência mais infantil e delicada e as armaduras versões mais simplificadas.


   Sabemos que há muitos outros fatores que agradam alguns e desagradam outros fãs, mas foram aqui abordados alguns que chamam bastante atenção e com o decorrer de seus 52 episódios o Ômega pode superar as suas limitações ou se perder no imenso universo de Saint Seiya. Só podemos ter certeza de uma coisa, a série nunca será unanimidade entre os fãs, nem positiva e nem negativamente, pois nem mesmo o Lost Canvas, assim como o Episódio G e o próprio Next Dimension são.

Episódios: Download

10 comentários:

  1. eu q sou um grande fã de cdz, o tema foi totalmente diferente, e tbem a questão da violência muitos animes não fazem sucesso pq a tv corta elas e muita das vezes nem passa por causa dela, isso e uma besteira mas para os senhores dizem q o anime ensina violência, o lost canvas foi cancelado por falta de lucro ninguem comprou o dvd original assim forçando um prejuízo para o autor de lost canvas, então lost canvas foi cancelado pelo publico q não comprava os dvds originais, saiam baixando ilegalmente da internet, ja o tema de omega e diferente forçando uma batalha nunca vista antes em cdz e diferente, mas eu acho lgl essa inovação vlw a equipe pra sempre saint seiya ai fazendo uma pergunta boa de se dar uma opnião

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, o Lost Canvas foi muito bem recebido na América Latina, com boas vendas por aqui. O problema é que a série não teve boas vendas no Japão e na Europa, lucrando abaixo do esperado pela TMS, lembrando que o anime é produzido em formato OVA, direto para o mercado de vídeo, diferente do Ômega que é produzido pela Toei para a TV. A TMS não descartou totalmente o lançamento da 3ª temporada, mas disse que poderia lançá-la futuramente em outro formato (não especificado).

      Excluir
  2. Nunca gostei das Caixas de Pandora... a Cloth Stone ao menos é pratica.

    Elementos não são nada de mais, sempre teve na serie e ninguem reclamava.

    Gostei muito do Marte como vilão, ao menos ele fez oq queria sem ninguem encher o saco (Seiya).

    Violencia??? acredito q não precise espirar sangue na tela a cada 5 segundos para ser um bom anime Shounen.

    Sobre as armaduras/traços, gostei bastante da mudança, sempre quis ver algo de diferente desde q eu li Episode G.

    ResponderExcluir
  3. A essência do cdz na minha opinião não foi levada em conta. O único motivo por esse desenho ter alguma audiência é devido ao peso do nome cdz. Está claro a infantilização do anime para ganhar mais mercado, já que as cenas de violência estão cada vez mais sendo censuradas. Este anime foi feito para as crianças de agora e não para os fãs da série original. Não tem comparação com Lost Canvas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, a intenção é essa. O Ômega foi feito para um público infantil, que não conhecia ou conhecia pouco CDZ. Para o público tradicional vem sendo feito o mangá Next Dimension, que continua a série clássica e vc pode ler os resumos aqui no blog (marcador: Next Dimension), provavelmente será animado assim que as publicações avançarem mais.

      Resumindo:
      Ômega é um Kodomo = Anime feito pra crianças.
      Clássico é um Shonen = Feito para adolescentes (garotos).
      Lost Canvas é um Seinen = Jovens e adultos (homens).
      Daí a sua preferência por LC.

      Excluir
    2. Meu deus. Lost Canvas Seinen??? Eu não li isso

      Excluir
    3. Na seguinte postagem é explicado melhor: http://prasempresaintseiya.blogspot.com.br/2013/10/saint-seiya-omega-analise-final.html

      Mas entre os comentários dela explico que essas classificações são genéricas, transcrevendo:

      "A classificação apresentada na postagem não é única, nem definitiva. Como dito pelo Alyson, cada revista usa seus próprios critérios e as características de cada estilo são bem gerais, podendo um mesmo mangá guardar características de mais de um estilo.

      Cada autor também classifica seu mangá da forma que ele prefere e alguns autores nem gostam de definir seus mangás, por considerar as classificações genéricas e reduzirem o público alvo.

      A postagem tenta trazer apenas uma ideia geral dos públicos a quem se destinam as séries que carregam o nome Saint Seiya e também mostra uma visão diferente sobre o Ômega."

      Continuem participando...

      Excluir
  4. vou dar minha opinião,bom ,eu não sou fan de omega , pelo contrario, não gosto,mas tipo,eu penso sobre isso tudo de faltar coisas pra fan e tals,amigo,sua era ja passou,temos que aceitar isso,e olha que eu tenho 12 anos, mas temos que perceber que omega foi feito pra o criançada menor aprender o que é cdz , eu com certeza,quando cdz omega chegar no Brasil eu vou apoiar para meu irmão ver,pois assim eu vou deixar ele entrar no cdz na forma dele , futuramente quando ele ser mais velho eu vou mostrar a ele o que é cdz de verdade,por causa disso eu digo a você :sentem com seu filho ou irmão o que seja , e veja com ele ,converse sobre o anime,fala sobre o cdz clássico , explique as duvidas sobre aquele "garoto de cabelo morrom e pele morena que tem o poder dos meteoros" ou "o garoto do cabelo ver sensivel ",e isso que eu acho.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Leia a análise final e entenda o Ômega:
      http://prasempresaintseiya.blogspot.com.br/2013/10/saint-seiya-omega-analise-final.html

      Essa foi uma análise preliminar publicada ainda em 2012

      Excluir